TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
‘Dia D’

PB promove dois mutirões de vacina contra Covid-19 antes do fim do ano

Geraldo Medeiros reforçou que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Campanha de vacinação contra Covid em João Pessoa.
Campanha de vacinação contra Covid em João Pessoa. (Foto: PMJP/Divulgação)

Para garantir mais segurança nas comemorações de fim de ano, dois mutirões de vacinação contra a Covid-19 serão realizados nos dias 22 e 29 de dezembro, na Paraíba. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca ampliar a oferta do imunizante e oportunizar o acesso da vacinação à população a partir de 12 anos, com a primeira dose, e melhorar as coberturas da segunda dose e dose reforço.

A dose de reforço também será ofertada para os vacinados com imunizantes da Janssen, de acordo com os critérios: uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

Geraldo Medeiros lembra que a meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público com idade a partir de 18 anos. “Apenas 53 municípios paraibanos atingiram a meta. Isso significa que 170 localidades precisam se dedicar para garantir a imunidade de rebanho em todo estado”, finaliza, reforçando que esses dados são referentes à última atualização do Ministério da Saúde, em 9 de dezembro.

É importante reforçar que a vacina, juntamente com as medidas não farmacológicas já conhecidas, é o meio mais eficaz na prevenção da covid-19. A SES recomenda que municípios mantenham as salas de vacinação abertas, mesmo nos períodos festivos, para manter a oferta e acesso aos imunizantes.

Veja mais:



Relacionadas