TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Auto da Lapinha

Idosos mantêm tradição natalina com apresentações de cordões azul e encarnado

Espetáculo será apresentado em Santa Rita, neste domingo (19).

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Cordoes azul e encarnado lapinha santa rita
(Foto: Grupo Flores Belas/Divulgação)

As tradições natalinas típicas do Nordeste ganham resistência com a atuação do grupo da terceira idade Flores Belas, do município de Santa Rita, na Grande João Pessoa. No próximo domingo (19), os idosos encenarão o Auto da Lapinha, com os cordões encarnado e azul.

O espetáculo será apresentado às 18h30, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Popular.

A apresentação será ao ar livre e seguirá protocolo de segurança no combate a pandemia da Covid 19.

No imaginário cênico, a história do nascimento de Jesus se passa em uma comunidade liderada por José e Maria que lutam para manter vivo folguedo da lapinha.

A história do a história do nascimento do menino Jesus é narrada, com o contra-ponto do pastorzinho que duvida da gravidez de Maria, conforme anunciada pelo anjo Gabriel, até o anuncio feito pela estrela e a cigana, que o menino nasceu em Belém regado pelos festejos e louvação para o homem de Nazaré.

Para o diretor e produtor Adriano Araújo, a ideia principal do espetáculo é mostrar que José e Maria foram pessoas comuns, viveram em comunidade, assim como Jesus que lutou contra as desigualdades sociais. “Trazer as manifestações populares para contação da história milenar do natal em forma de espetáculo, é dar vida e luz as memórias e vivências existentes no meio povo”.

O Grupo Flores Belas realiza ao auto de natal desde 2007, sempre trazendo elementos da cultura popular para contar a história do nascimento do menino Jesus,  exemplo da Nau Catarineta, do Maracatu de Pedra Fogo, dos Brincantes de Pés no chão, com intuito de popularizar o entendimento as passagens bíblicas para o entendimento da plateia.

Veja também:



Relacionadas