‘Notório aumento significativo de síndromes gripais’, diz médico sobre casos na Grande JP
Segundo o infectologista, mesmo que a maioria sejam casos leves, é necessário tomar alguns cuidados.
O diretor do Hospital Clementino Fraga e médico infectologista, Fernando Chagas, disse que existe um aumento de síndromes gripais, na Grande João Pessoa, e, em todo o país.
“Notório aumento significativo de síndromes gripais, não só na região metropolitana de João Pessoa, mas em todo o país. A gente não pode afirmar categoricamente que se trata do H3N2 (influenza), porém sabemos que o vírus está circulante, assim como Covid-19 presente também”, explicou Dr. Fernando Chagas.
Conforme o médico infectologista, o cenário é preocupante para os idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e crianças com menos de cinco anos. “Cenário que preocupa no sentido de que existem populações que são mais fragilizadas, mais expostas que podem sofrer com vírus”, disse o diretor do Hospital Clementino Fraga.
Ainda segundo o médico Fernando Chagas, mesmo que a maioria sejam casos leves, é necessário tomar alguns cuidados com a população mais frágil. “Quem está assintomático, use máscara mesmo dentro de casa para não expor as outras pessoas, evita sair se você tem sintomas e lembre-se sempre de higienizar as mãos. Mesmo que a maioria dos casos sejam leves, que de fato são, essas populações mais expostas e frágeis elas correm risco, mesmo de uma forma leve, sofrer e precisar de uti”, concluiu.
Nas redes sociais, o infectologista Fernando Chagas, ainda informou neste sábado (25), que as UPAs estavam lotadas com casos de síndromes gripais. “Síndromes gripais em todas as portas das urgências da Grande João Pessoa. Estamos numa epidemia dentro da pandemia. Precisamos nos proteger”, falou o médico através dos stories do Instagram.
Leia também:
+ Está com sintomas gripais? Saiba onde procurar atendimento em JP
+ Bombeiros da PB são enviados para ajudar nas buscas e resgates na Bahia
+ João Pessoa tem 100 vagas de trabalho abertas nesta semana