TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Há 23 anos

Brasil é condenado por corte internacional em caso de feminicídio de paraibana

Márcia Barbosa foi morta em 1998 pelo então deputado estadual Aércio Pereira de Lima

Por Juliana Alves Publicado em
Corte24
(Foto: Divulgação)

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelo assassinato da paraibana Márcia Barbosa, de 20 anos, em 17 de junho de 1998. A estudante foi morta pelo então deputado estadual da Paraíba Aércio Pereira de Lima. A sentença afirma que o uso da imunidade parlamentar no caso violou os direitos às garantias judiciais, igualdade perante a lei, proteção judicial e integridade pessoal.

Na sentença, divulgada nesta quarta-feira (24), a Corte Interamericana destaca a “aplicação indevida de imunidade parlamentar em benefício do principal responsável pelo assassinato de Márcia Barbosa de Souza”. E ainda que a investigação do crime foi “de natureza discriminatória com base no gênero”. O caso foi submetido à Corte em 2019.

O ex-deputado foi condenado pelo crime em 2007 e morreu menos de um ano depois da condenação.

Entre as determinações da sentença está a criação, em até um ano, e implementação, em no máximo três anos, de um sistema de coleta nacional de dados sobre atos de violência contra as mulheres. Nele, deve conter informações como raça, idade e classe social. Também ficou decidido que o Estado promova ações para o combate ao feminicídio e violência contra a mulher na Paraíba.

À família da vítima foi determinado o pagamento de 150 mil dólares em indenização, no prazo de um ano.

O crime

O caso que levou a condenação internacional do Brasil aconteceu em 1998. Márcia e a irmã viajavam de Cajazeiras, no Sertão do estado, para João Pessoa em busca de um emprego. No dia 17 de junho ela teve um encontro amoroso com o então deputado Aécio Pereira Lima e, no dia seguinte, foi encontrada morta.

A polícia foi acionada após uma denúncia de que um homem estaria jogando o corpo de uma pessoa em um terreno baldio, em João Pessoa. O corpo foi identificado como sendo o de Márcia e a causa da morte foi declarada como asfixia.

Leia também:



Relacionadas