Auxílio Brasil vai exigir inscrição no CadÚnico; veja como fazer
O CadÚnico é a ferramenta usada nos programas sociais do governo
O Auxílio Brasil, que foi anunciado nessa quarta-feira (20) pelo governo federal, entrará em vigor em novembro e vai exigir a inscrição ou atualização no Cadastro Único, o CadÚnico dos programas sociais do governo. É por meio dele que famílias de baixa renda têm acesso ao Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Emergencial, por exemplo.
Vale dizer que estar inscrito no CadÚnico não significa ter direito a esses programas federais. Mas, o cadastro é pré-requisito para que a solicitação de benefícios seja analisada.
Mas você saiba como se inscrever no Cadastro Único? Veja.
Podem se inscrever no CadÚnico:
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550);
- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
- Pessoas que moram sozinhas - constituem as chamadas famílias unipessoais;
- Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.
Como se inscrever
A inscrição no Cadastro Único é feita apenas de maneira presencial. Para isso, é preciso comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família das prefeituras.
Documentação necessária
O cadastro pode ser feito por uma única pessoa da família, desde que tenha mais de 16 anos e possua CPF ou título de eleitor. É necessário que esse responsável pelo cadastro leve pelo menos um dos seguintes documentos de cada pessoa da família.
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.
Atualização do cadastro
A atualização só pode ser feita em um CRAS ou em postos de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família. Em caso de mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.
Para saber se você está inscrito no Cadastro Único, basta consultar através do site ou aplicativo Meu CadÚnico ou pelo telefone 0800 707 2003, na opção 5.
Leia também: