SES-PB confirma notificação da Anvisa e suspenderá lotes da Coronavac
Instituição aguarda indicações do PNI para encaminhar quem eventualmente tenha recebido doses de lotes com distribuição suspensa.
A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou no início da noite deste sábado (4), que recebeu notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve suspender a distribuição de lotes da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantã – em São Paulo, através de parceria com o laboratório Sinovac, da China.
Segundo a Anvisa ao menos 25 lotes foram envasados em uma planta de produção não inspecionada. A aplicação das doses está suspensa ao menos no período de 90 dias em todo Brasil.
Segundo a SES-PB, o estado aguardará orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para proceder soluções à quem eventualmente pode ter recebido doses dos lotes L202106038 ou 202107101H - que chegaram ao estado. “ A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal”, diz um trecho do texto.
Confira a nota na íntegra
NOTA - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que foi notificada da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suspender, de forma cautelar, a distribuição e o uso de alguns lotes da vacina Coronavac/Butantan. Diante da informação, a SES destaca iniciou o processo de notificação aos municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com os lotes recebidos. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal. Dos lotes suspendidos pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose)recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. A SES distribuiu um total de 13.220 doses. A SES aguarda orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) à respeito da condução daquelas pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses destes lotes.