Secretaria denuncia falta de diluente para vacinas contra Covid na PB
Segundo Geraldo Medeiros, titular da pasta, a distribuição programada para hoje respeitará um limite em razão da falta do material.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão distribuídas nesta terça-feira (14) um total de 52.062 doses da vacina contra a Covid-19 produzidos pela Pfizer/Comirnaty. As doses serão alocadas para aplicação da primeira dose (D1). Receberão as vacinas os municípios paraibanos que ainda realizam a abertura do esquema vacinal na população com idade a partir de 18 anos.
Contudo, Geraldo Medeiros, titular da Saúde, afirmou que a distribuição das doses não será igual ao volume recebido em razão da insuficiência de diluente.
“A Paraíba recebeu 104.130 doses da Pfizer nesta segunda (13), mas o diluente disponível é suficiente para pouco mais de 52 mil doses. De maneira absolutamente excepcional, manteremos essas doses na rede de frio estadual aguardando a normalização do fornecimento do diluente por parte do Ministério da Saúde (MS)”, explicou. O secretário afirma que a distribuição das doses remanescentes será realizada imediatamente após a chegada do produto que está em escassez.
O Portal T5 procurou o Ministério da Saúde, mas até a publicação desta matéria, a pasta não havia enviado resposta.
O que já chegou
Com essa remessa, a Paraíba contabiliza um total de 4.731.680 doses recebidas e 3.756.940 aplicadas no estado, onde mais de 2,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose ou imunizante de dose única. Mesmo com o avanço da vacinação, a SES reforça a importância das medidas de prevenção já conhecidas pela população, como uso de máscara, distanciamento seguro e manutenção da higiene com lavagem de mãos e uso de álcool 70%.
Atualização
Mais tarde, às 10h59, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que existe uma quantidade de diluentes prevista para chegar hoje ao estado. Caso se confirme, a distribuição das doses remanescentes acontecerão no curso esperado.
Veja mais: