Setembro Amarelo: oficina conscientiza estudantes em escola de João Pessoa
Uma estratégia foi criada para favorecer a comunicação com estudantes
Setembro Amarelo é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio no Brasil. O mês foi escolhido pois o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.
Por conta disso, muitas instituições, sejam públicas ou privadas realizam atiividades relacionadas ao tema, como foi o caso de uma escola que fica na região central de João Pessoa. Nesta quarta-feira (15) foi realizada a oficina Desgastes Emocionais: como ajudar o outro e a si mesmo?
A iniciativa partiu do Colégio Marista Pio X e teve como público alvo os alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Pela manhã, houve encenação do poema Amor às Diferenças, de Bráulio Bessa. Em seguida, os adolescentes foram orientados sobre a campanha e assistiram à palestra da Psicóloga Shimena Crisato, do Complexo Hospitalar Tarciso Burity.
Para encerrar, os estudantes assistiram ao vídeo O Silêncio, a Vida e a Vírgula e ouviram a orientadora educacional, Alexsandra Menezes sobre a importância da vida e a necessidade de mostrar as emoções. A partir de do dia da realização da oficina, os alunos contarão com uma caixinha instalada no corredor, onde poderão escrever seus conflitos e necessidades de ajuda.
No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Um estudo feito pelo CVV apontou que, para cada suicídio, um grupo de até 20 pessoas é impactado diretamente.