Distribuição de vacinas contra Covid tem alteração na Paraíba
Objetivo pretende que todas cidades “alcancem a idade de 18 anos no mesmo momento”.
Uma nova orientação do Ministério da Saúde indicou que as secretarias estaduais de Saúde devem equiparar as doses de vacinas contra Covid-19 enviadas para cada um de seus municípios. Na Paraíba, neste sábado (14), as remessas de distribuição obedeceram a recomendação, com o objetivo de atingir 77% da população acima adulta imunizada com a primeira dose.
Na sexta-feira (13), o Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, informe em 48 horas como está a adequação da distribuição das doses. Segundo o órgão, a recomendação pretende corrigir diferenças, em que municípios como João Pessoa, Bahia da Traição e Marcação avançaram com maior rapidez na vacinação em relação as demais cidades.
O Ministério da Saúde pretende que o novo modelo de distribuição organize a campanha para que todos os estados “alcancem a idade de 18 anos no mesmo momento”, diz a nota.
Conforme orienta a nota da pasta, a distribuição seguirá a proporcionalidade de doses enviadas. Assim, para calcular a quantidade de doses que devem ser remetidas aos estados, deve-se dividir o total da população que ainda falta ser vacinada com a primeira dose (D1) no estado, com idade igual ou maior que 18 anos, pelo total da população que ainda falta ser vacinada com a primeira dose no Brasil, com idade igual ou maior que 18 anos. O percentual resultante será utilizado para determinar o número de doses (D1) que serão enviadas para a UF, de acordo com o total de imunizantes disponíveis, orienta o documento do governo federal.
Veja também: