João Pessoa e Campina Grande dizem que não aplicaram vacinas vencidas
As Secretarias Municipais de Saúde garantiram que não aplicaram vacinas fora do prazo de validade
As Secretarias Municipais de Saúde de João Pessoa e Campina Grande se pronunciaram sobre a suposta aplicação de doses vencidas de vacinas contra a Covid-19. Por meio de notas, as secretarias de João Pessoa e Campina Grande garantiram que não aplicaram imunizantes fora do prazo de validade. A informação de que mais de 250 pessoas na Paraíba teriam sido vacinadas com doses vencidas da vacina AstraZeneca foi divulgada em uma reportagem da Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).
Confira a íntegra das notas emitidas pelas Secretarias Municipais de Saúde de João Pessoa e Campina Grande.
+ Mais de 250 pessoas teriam tomado vacinas vencidas na Paraíba; confira os locais
João Pessoa
"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à população que o município de João Pessoa não está incluído entre as cidades que, segundo uma matéria veiculada na imprensa nacional, supostamente aplicaram doses da vacina AstraZeneca fora da validade.
De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a população da Capital não tem com que se preocupar, pois além da rapidez na distribuição das doses, há um rigoroso controle na validade dos lotes de vacinas que chegam à Rede de Frios e são imediatamente disponibilizados à população.
“Há muitas informações por aí que não condizem com a verdade e é preciso ter cuidado com tudo isso. Queremos tranquilizar a população e dizer que, com a rapidez e celeridade com que está sendo realizada a campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa, também há um rígido controle de verificação da validade dos lotes dos imunizantes. Nós recebemos, distribuímos e imediatamente são aplicadas as doses na população. Isto é um processo muito rápido”, garante Fernando Virgolino.
João Pessoa é uma das cidades brasileiras em que o processo de imunização contra a Covid-19 pode ser considerado um dos mais rápidos. O avanço e a celeridade que a gestão municipal tem empreendido à vacinação é considerado como modelo para muitas cidades brasileiras."
Campina Grande
"A Secretaria Municipal de Saúde, de Campina Grande, esclarece que não houve registro de aplicação de doses após o prazo de vencimento na campanha de imunização da Covid-19 na cidade.
De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, houve uma divergência entre o dia efetivo de aplicação e a data do cadastro no sistema, o Si-PNI, do Ministério da Saúde, sendo possível que o prazo de validade tenha expirado nesse intervalo. Contudo, o fato já foi notificado aos órgãos competentes.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande segue com rigoroso controle do acondicionamento das doses e aplicação dentro do prazo de validade. O Município executa a aplicação imediatamente após o recebimento das remessas de vacinas, sem abrir margem para o vencimento".
- Esposa do pastor Samuel Mariano se pronuncia após suposta traição
- Saúde publica edital de concurso com mais de 4 mil vagas neste sábado (3)
- Paraíba registra mais de 1,5 mil novos casos de covid em 24 horas
- Nu frontal em série da Netflix chama atenção por ‘grande’ detalhe
- Congresso mundial sobre fé deve reunir cerca de 20 milhões de pessoas