410 policiais militares recusaram vacinas contra Covid na Paraíba
Ao todo, quase 500 agentes de segurança pública não foram imunizados
Pelo menos 485 agentes de Segurança Pública da Paraíba se recusaram a tomar vacinas contra a Covid-19. O levantamento mostra números da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.
Os dados foram obtidos pela reportagem do Portal T5 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). De acordo com a Polícia Militar (PM), 55,22% da corporação recebeu a primeira dose do imunizante, foram 5.940 policiais vacinados. Entre agentes da ativa e da Guarda Militar da Reserva, 410 pessoas recusaram a vacina.
Na Polícia Civil, 1.873 agentes foram imunizados, mas 26 recusaram a vacina.
Até o dia 28 de junho, 1.129 bombeiros militares foram vacinados, represetando 87% do efetivo. A corporação registrou 49 recusas de recebimento da vacina entre os integrantes.
Confira os números dos agentes que negaram a vacina:
Polícia Militar: 410
Polícia Civil: 26
Bombeiros: 49
Os integrantes das corporações assinaram documentos afirmando que não tomariam o imunizante, mas as motivações não foram apresentadas.
Considerado grupo prioritário, a vacinação dos agentes de Segurança Pública foi iniciada no dia 8 de abril, com imunizantes distribuídos de acordo com critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). Os profissionais são atendidos em sistema de drive-thru e são convocados por seus respectivos órgãos.
Mortos e infectados
De acordo com a Aspol-PB (Associação dos Policiais Civis de Carreira do Estado da Paraíba), até abril deste ano, cerca de 12% dos policiais paraibanos foram comprovadamente infectados e 60 agentes morreram pela Covid-19. O índice de contaminação da classe na Paraíba é de 12%, o dobro dos 6% da população em geral. O número de morte de policiais é três vezes maior, se comparado com à população do estado.
Em nota, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) informa "que a imunização é facultada a esses servidores. As doses oferecidas e não aplicadas serão remetidas à Secretaria de Estado da Saúde." Veja a íntegra:
NOTA
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde está aplicando doses de vacina contra o coronavírus nos servidores das Forças de Segurança, empenhados diretamente no enfrentamento à pandemia, de acordo com o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Até sexta-feira (9), será finalizado o processo de vacinação da 1a dose para os policiais e bombeiros da ativa, e finalizado o levantamento por parte de cada órgão – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, com a quantidade de vacinas aplicadas.
A Sesds informa ainda que a imunização é facultada a esses servidores. As doses oferecidas e não aplicadas serão remetidas à Secretaria de Estado da Saúde.
MPPB vai analisar
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou nesta terça-feira (6) que vai analisar os casos dos agentes de Segurança Pública da Paraíba que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19.
Veja também: