Médica alerta para "explosão" de casos de Zika e teme novos registros de microcefalia
"Estou vendo novamente grávidas com quadro bem típico de Zika e isso nos preocupa muito", pontuou a médica Adriana Melo
A médica Adriana Melo, que descobriu a relação do vírus da Zika com os casos de microcefalia, concedeu entrevista à Rádio Tabajara nesta quarta-feira (7) e revelou que há registros frequentes de novos casos da doença na Paraíba.
Adriana ainda alertou a população, em especial as mulheres grávidas, sobre a possibilidade de um novo surto de arboviroses no estado ainda neste ano.
"O que temos visto, neste período, é uma explosão de casos de doenças por 'arboviroses' como dengue, Chikungunya, Zika'. O que me preocupa é que o médico que atende esses pacientes não foi capacitado para diferenciar a origem das manifestações dessas doenças e estou vendo novamente grávidas com quadro bem típico de Zika e isso nos preocupa muito", pontuou.
Prioridades na vacinação
De acordo com a médica, é preciso pensar na inclusão das mães de crianças com deficiências nos grupos prioritários da vacinação contra Covid-19. Isso porque, segundo ela, não se sabe como ficarão as crianças deficientes órfãs de mães nesse período de pandemia.
Ainda conforme Adriana Melo, já foi encaminhada ao Estado uma solicitação para que seja discutida a prioridade de imunização contra o novo coronavírus para as mães de deficientes. “Nós temos acionado alguns contatos, em termos de gestão, para tentar viabilizar essa vacinação”, afirmou.
A médica lembrou que algumas mães já foram vacinadas por estarem em outros grupos prioritários, mas é preciso pensar nas demais.
- Vídeo | Conheça o humorista que viralizou na web por “gourmetizar” profissões
- Juliette rebate socialite: "sou rica de valores e bom senso"
- Justiça determina retorno de 30% das frotas de ônibus em Campina Grande
- Voo é cancelado nos EUA após 30 adolescentes se recusam a usar máscaras
- Felipão é o novo técnico do Grêmio