Paraíba quer vacinar toda população 18+ contra Covid-19 até 1º de outubro
Estado vai remanejar doses armazenadas para D2. Elas serão aplicadas como D1.
A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou que irá aplicar doses de vacinas contra a Covid-19 reservadas para D2, como D1. O objetivo é garantir que o máximo de pessoas estejam protegidas até o dia 1º de outubro. Sendo assim, a previsão é de vacinar todos os paraibanos 18+ no período.
Participaram da entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (16), Geraldo Medeiros, titular da SES, e os secretários de Saúde de João Pessoa e Campina Grande, Fábio Rocha e Filipe Reul – respectivamente.
Segundo Geraldo, enquanto outros estados estão antecipando a D2, “vamos priorizar a D1”. A mudança tem base em avaliações científicas que mostram resultados não satisfatórios com relação a antecipação das segundas doses em detrimento da priorização da primeira.
O volume garantido pelo Ministério da Saúde é de 1 milhão 350 mil doses previstas pra agosto e mais 1 milhão 400 mil para setembro. A garantia de entrega contínua favorece o cenário. Com expectativas sendo confirmadas, é possível que o intervalo de 90 dias para aplicação da segunda dose, no caso da AstraZeneca, não tenha grandes intercorrências.