Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
Na Grande JP

Empresas de ônibus devem manter cobradores até março de 2022

A empresa que não cumprir o que foi estabelecido será multada em R$ 4 mil por empregado demitido irregularmente

Por Juliana Alves Publicado em
Pmjp onibus
(Foto: Reprodução/PMJP)
ouça este conteúdo

Empresas de transportes coletivos da Região Metropolitana de João Pessoa devem manter o contrato de trabalho com cobradores até 31 de março de 2022. A decisão foi divulgada após uma audiência do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), realizada nesta semana.

Ficou estabelecido que as empresas devem manter o contrato de trabalho dos seus empregados até o final de março do ano que vem, com exceção dos casos previstos no Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2017. Após esta data, a empresa que demitir um cobrador sem justa causa deve oferecer a ele a realização de um curso profissionalizante e pagar uma bolsa no valor de 1\3 do salário mínimo legal, no prazo de 6 meses (a aceitação é opcional), além das parcelas rescisórias e seguro desemprego.

As condições citadas não se aplicam aos empregados que estão sob o contrato de aprendizagem na função de cobrador, pois neste caso, a contratação tem prazo determinado.

Multas

A empresa que não cumprir o que foi estabelecido para a rescisão do contrato de cobradores será multada em R$ 4 mil por empregado demitido irregularmente ou a cada verificação infracional.

A decisão em rescindir os contratos foi tomada tendo por base as informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (SINTUR), de que não há cobradores exercendo a função de forma efetiva. Atualmente, eles desempenham outras funções ou estão com o contrato de trabalho suspenso, segundo o MPT-PB.



Relacionadas
noscript