Fogueiras não são recomendadas durante período junino em João Pessoa
Fumaça pode prejudicar tratamento de infectados pelo novo coronavírus
A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa recomenda que a população não acenda fogueiras durante o período junino, em respeito às pessoas que estão em tratamento da Covid-19. O órgão municipal considera que a doença compromete o sistema respiratório dos infectados e a fumaça pode prejudicar o tratamento.
“Nós estamos num período de pandemia com uma doença que compromete os pulmões. Por esta razão, estamos apelando para o bom senso das pessoas, no sentido de evitar a fumaça provocada pelas fogueiras no mês de junho. O momento pede que todos tenhamos atenção uns com os outros e não faz o menor sentido obrigar as pessoas que estão em tratamento, muitos se recuperando dessa doença gravíssima, a ter que respirar a fumaça da queima da madeira”, disse o secretário Welison Silveira.
Em João Pessoa, fazer fogueiras no período junino é comum nos bairros e os gestores públicos costumam respeitar a tradição e não proíbem a manifestação cultural. Contudo, é recomendado que a população observe o artigo 114 do Código Municipal de Meio Ambiente, que diz que “é proibido a queima ao ar livre de material e resíduos que comprometam, de alguma forma, o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida”.
Veja também: