Outra família enterra vítima de Covid-19 por falta de coveiro, na PB
Esse seria o segundo caso dessa natureza em poucos dias no cemitério de Riacho dos Cavalos, na Paraíba
Após repercussão do caso em que uma família precisou se mobilizar para sepultar um parente vítima da Covid-19, na cidade de Riacho dos Cavalos, na Paraíba, um outro relato veio à tona. Uma outra família revelou ter passado pelo mesmo problema no dia 1º de Junho desse ano. Franciberto Carneiro narrou que teve que fazer o sepultamento da própria mãe, Elizabete Vieira Carneiro, que morreu de Covid-19, com a ajuda de funcionários da funerária, por falta de coveiros no cemitério da cidade.
De acordo com o relato de Franciberto, a família chegou no cemitério e encontrou a cova aberta, mas nenhum coveiro ou pessoal de apoio que estivesse devidamente vestido para fazer o sepultamento de sua mãe. Nesta quarta (9), um outro caso foi registrado no mesmo cemitério. O caso aconteceu durante o enterro de Manoel Pereira da Silva, de 78 anos.
A vítima estava internada há alguns dias no hospital regional da cidade de Pombal, acometido com a covid-19. No último domingo, ele não resistiu a doença e morreu. A família pediu que a funerária fosse pegar o corpo de Manoel no hospital regional e que levasse para cidade de Riacho dos Cavalos. O problema é que chegando no cemitério da cidade eles perceberam que não tinha nenhuma equipe de apoio para realização no enterro.
Os familiares tiveram que realizar todo o processo de enterro. Eles pagaram a uma pessoa o valor de R$ 50 para cavar a cova. Em seguida, os próprio familiares tiraram o caixão do carro funerário e sepultaram o corpo de Manoel. A situação revoltou moradores, que filmaram a ação.
A Secretária de Saúde do Muniípio, Priscila Soares Farias, foi procurada e disse que até o momento não tinha conhecimento sobre o acontecido. Ela afirmou ainda que vai buscar informações com o coveiro para saber o que aconteceu e também vai procurar a assessoria jurídica do município para só após se pronunciar sobre o caso.
Qualquer enterro de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 deve ser feita por profissional qualificado com o uso de equipamentos de proteção individual, além de seguir protocolos rígidos de segurança em saúde. Nesse caso, a saúde na família foi colocada em risco.
Leia também:
+ Paraíba ultrapassa marca de 8 mil mortes por Covid-19
+ UFPB divulga calendário do semestre suplementar 2021.1
+ Governo da Paraíba anuncia criação da Delegacia de Crimes Cibernéticos
+ 26 postos aumentaram preço do litro da gasolina em João pessoa; veja