TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Boletim Fiocruz

Ocupação de UTIs diminui, mas casos de Covid crescem na Paraíba

Para Fiocruz, inverno, que inicia nesta segunda-feira (21), pode agravar pandemia

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Paraíba tem menor índice de ocupação de leitos do Nordeste
Paraíba tem menor índice de ocupação de leitos do Nordeste (Foto: Fiocruz/Divulgação)

O boletim mais recente divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a Paraíba saiu da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário, no índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos, no SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar da redução nos hospitais, o crescimento de novos casos e a chegada do inverno preocupam especialistas.

O estudo epidemiológico do Observatório Covid-19 da Fiocruz verificou dados entre os dias 7 e 14 de junho. Na Paraíba, o índice de internações caiu de 80% para 73%, colocando o estado com o menor percentual de internados com a doença no Nordeste. O último registro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesse domingo (20), apresenta um número ainda menor, de 69%.

Novos casos

Se por um lado diminuiu a taxa de pessoas internadas, a Fiocruz apontou crescimento na incidência da doença (casos novos) entre os paraibanos, durante o período de 30 de maio e 12 de junho, quando foram medidas as semanas epidemiológicas 22 e 23.

De acordo com a fundação, a formação e permanência de um platô elevado de transmissão da Covid-19 dá possibilidade de agravamento a partir da chegada do inverno, nesta segunda-feira (21). A estação tem maior incidência de outras doenças respiratórias.

Nas semanas anteriores, o país apresentou uma média de 67 mil casos e 2 mil óbitos diários. Além da Paraíba, maiores taxas de incidência de Covid-19 foram observadas em Roraima, Tocantins, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Confira:

Nesse domingo, a marca de 375 mil casos confirmados de Covid-19 foi atingida no estado. Somente entre as atualizações do fim de semana, foram registrados 2.178 novos casos, segundo a SES. O estado totaliza 8.381 mortes e 248.667 pacientes recuperados da doença. Veja o boletim completo

Fique por dentro:



Relacionadas