Avenida Vasco da Gama, em João Pessoa, terá faixa exclusiva de ônibus
O condutor que desrespeitar a exclusividade da faixa para ônibus e táxis cometerá infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai ampliar, na próxima quinta-feira (1º), a extensão das faixas exclusivas de ônibus na cidade. A nova intervenção ocorrerá na Avenida Vasco da Gama, no bairro de Jaguaribe, corredor considerado de extrema importância por conta da circulação diária de cerca de 40% da frota do transporte público da Capital.
A nova faixa exclusiva terá 1,4 quilômetro de extensão e será instalada no trecho entre a saída do bairro de Cruz das Armas (cruzamento das ruas Frei Afonso e Francisco Manoel), entrando a esquerda na Vasco da Gama e seguindo até a Avenida João Machado. A equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) vai sinalizar a faixa da direita, que será pintada no asfalto na cor azul. Além disso, placas indicativas ao longo do trajeto vão alertar para circulação específica de ônibus.
Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP, ressalta que agentes de mobilidade estarão no trecho orientando os condutores sobre a mudança para que todos se adaptem e evitem ser flagrados em futuras ações de fiscalização. “Manteremos um período educativo por dez dias, mas é essencial que todos possam ir se adaptando a mudança e respeitando a sinalização. Após isso, o condutor que desrespeitar cometerá infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Lembramos que além dos ônibus, taxistas do município de João Pessoa, com ou sem passageiros, e, ainda, profissionais com viaturas em serviço de urgência também têm autorização para transitar na faixa”, explicou.
Com esta nova implantação na Avenida Vasco da Gama, sobe para seis o número de corredores com faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa. Sendo eles: Centro (entre Terminal de Integração do Varadouro e General Osório), Avenidas Epitácio Pessoa, Josefa Taveira, Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima, totalizando 22,2 quilômetros.