Bebeu e vai tomar vacina contra Covid-19? Infectologista explica o que é permitido
Segundo Fernando Chagas, não há problema em tomar bebida alcoólica de forma moderada mesmo após receber uma dose dos imunizantes.
Em entrevista ao programa Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú, o médico infectologista Fernando Chagas tirou dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Ele respondeu na manhã desta quarta-feira (30), a telespectadores que enviaram perguntas sobre o processo.
Um dos temas principais abordados foi o da ingestão alcoólica. Há muitas dúvidas nas redes sociais sobre a ingestão de álcool antes, no dia e após o processo de vacinação. Segundo Fernando, uma declaração que deu anteriormente pode ter sido mal interpretada e detalhou a informação:
“As pessoas que fazem uso crônico do álcool, o antigo alcoólatra, já tem imunidade prejudicada. Elas precisam parar pelo menos por 15 dias de ingerir bebida alcoólica naquele quantitativo para que, quando receba a vacina, tenha o sistema imunológico recuperado”, afirmou.
Portanto, segundo o médico, não há problemas com a ingestão de álcool de forma moderada. “Se no dia do pós-vacina quiser ingerir álcool num quantitativo pequeno, não tem problema”, destacou. “A gente tem que evitar o abuso porque esse sim interfere na imunidade e pode prejudicar a resposta do corpo à presença da vacina”, finalizou.
Confira a entrevista na íntegra
LEIA TAMBÉM: