TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Em Cabedelo

Nova loja do Assaí deve gerar 400 vagas de emprego na Paraíba; executivo dá detalhes do empreendimento

Claudemir Carmo fala sobre a nova unidade em Cabedelo e conta como a população paraibana tem reagido ao modelo de negócios da rede.

Por Renata Nunes Publicado em
Imagens Internas da Loja 4 N Rbjly FZI Kom

O Assaí Atacadista está prestes a abrir uma nova unidade em Cabedelo, prevista para o próximo semestre deste ano. Desde 2012 em território paraibano, a rede ampliará sua presença com a terceira loja no estado, que já conta com unidades em João Pessoa e Campina Grande.

Referencial no segmento atacarejo, a empresa vem expandindo cada vez mais seu mercado no nordeste, trazendo uma relação mais próxima com os produtores locais. A chegada da loja em Cabedelo deve criar cerca de 400 empregos, entre diretos e indiretos, e investimento programado de R$ 55 milhões com a geração de recursos para o estado e município.

O Portal T5 entrevistou o diretor regional do Assaí na Paraíba, Claudemir Carmo, para contar detalhes da nova loja, além de falar sobre como a população paraibana tem reagido ao modelo de negócios da empresa e a capacidade de se reinventar face aos desafios que a pandemia impõe.

Portal T5: Qual a previsão de abertura da loja?

Claudemir Carmo: A nova loja do Assaí Atacadista na Paraíba ficará localizada no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, e tem a previsão de abertura para o segundo semestre deste ano. Essa data considera o importante calendário sazonal deste período como as datas de Black Friday, o aniversário do Assaí, Natal e os preparativos para a temporada do verão nordestino.

T5: Por que a escolha da cidade de Cabedelo? O que impactou na decisão?

C: O Assaí chegou na Paraíba em 2012 e a chegada desta loja vai ampliar a nossa presença na Paraíba, onde já temos duas unidades: uma em João Pessoa e outra em Campina Grande. Com esta terceira unidade, além de atender a população de Cabedelo e de João Pessoa, também alcançaremos os públicos de todo o Litoral Norte, como Lucena e outras cidades vizinhas, que poderão vir aproveitar as oportunidades e os melhores preços que os nossos clientes sabem são serem um grande diferencial do Assaí. Além disso, Cabedelo tem recebido importantes empreendimentos de marcas nacionais e internacionais nos últimos anos e, como uma cidade portuária, atrai milhares de turistas de todo o país. Esta inauguração, portanto, será um marco importante na região ao permitir que todos esses públicos possam ser atendidos por uma unidade nova, climatizada, e com uma experiência de compras que privilegia a praticidade e os preços mais competitivos do mercado.

T5: No total, quantos empregos serão gerados na loja? Serão mais de 400?

C: A nova loja deverá gerar cerca de 400 empregos, entre diretos e indiretos. O Assaí prioriza a contratação de profissionais que estejam em localidades próxima à loja, o que contribui para trazer muitos benefícios econômicos diretamente para o município.

T5: Como os paraibanos têm respondido ao modelo de negócios do Assaí? Faz parte dos planos da empresa expandir para mais cidades do estado?

C: A Paraíba tem respondido muito bem ao modelo de negócios do Assaí. Temos visto um forte crescimento de consumidores finais, além do nosso público tradicional que são os pequenos e médios empreendedores. Esse público busca economia, mas também a grande oferta de itens entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, eletroportáteis, linha automotiva e pet, além de descartáveis e embalagens, de grandes marcas nacionais e importadas. O sucesso do modelo é o que permite ao Assaí contar com um plano de expansão que prevê a abertura de até 28 novas lojas em 2021 – incluindo a região Nordeste como um todo, que irá receber novas unidades em outros Estados também.

T5: O Assaí ingressou como um dos patrocinadores da Copa do Nordeste, evento que a TV Tambaú transmite. É um dos focos da empresa investir também em futebol?

C: O Assaí estreou esse ano como patrocinador da Copa do Nordeste, reforçando nossa conexão com os nordestinos, apoiando um evento importante e valorizado na região, e que recebe a empresa com muito carinho. Todos os meses, mais de 30 milhões de clientes passam por nossas lojas, que estão presentes em todas as regiões do Brasil. Ao mesmo tempo, o futebol é uma paixão nacional e está identificado em todos os lugares do país. O amor pelo esporte nos aproxima e nos permite estar ainda mais presente no dia a dia dos nossos clientes. Nesse sentido, temos ampliado os patrocínios de torneios esportivos como uma forma de aprofundarmos essa relação com quem está todos os dias comprando conosco, e que têm respondido muito bem ao nosso modelo de negócio. O Assaí já havia patrocinado os torneios pernambucano e potiguar de futebol e hoje somos o title sponsor e patrocinadora da Série A do Campeonato Brasileiro, além dos torneios masculino e feminino Paulista. Em 2019, patrocinamos a Taça das Favelas.

T5: Como avalia o atacarejo no cenário da pandemia? Houve impactos negativos? Crescimento?

C: O ano de 2020 foi marcado por vários aprendizados, comprovando a capacidade do Assaí de se reinventar com agilidade e resiliência. Foi um ano em que cuidamos diariamente da segurança de clientes e colaboradores ao mesmo tempo que trabalhamos para manter as lojas funcionando e abastecidas. Por sermos um serviço essencial à população, dedicado a levar comida à mesa de milhares de famílias, temos como preocupação principal desde o início da pandemia a segurança de clientes e funcionários – e não temos metido esforços para isso. Implantamos diversas medidas sanitárias em lojas e afastamos os grupos de riscos do trabalho, criando ainda uma função dedicada exclusivamente a conferir se todos os protocolos sanitários estão sendo executados corretamente em cada uma das nossas unidades. Esses cuidados somados a experiência em loja e aos preços baixos do Assai, refletem em confiança de nossos clientes. Temos conseguido operar e manter as lojas funcionando, o que reflete também em resultados para a companhia. Hoje, o Assaí é um dos dez maiores empregadores do país e a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil. O faturamento bruto registrou um incremento de 30% em 2020 se comparado a 2019.

T5: Qual a contribuição da rede para o desenvolvimento dos produtores locais?

C: O modelo de negócio do Assaí surgiu para atender os pequenos e médios comerciantes. Somos parceiros desses empreendedores, que encontram nas nossas lojas o local de estoque dos produtos mais importantes para o seu negócio. Nossos clientes sabem que podem contar conosco para economizar na hora de realizar o abastecimento do se negócio e, assim, garantir a economia necessária para o seu dia a dia. Adicionalmente, o Assaí tem um trabalho muito focado em regionalização, valorizando cada localidade em que estamos e buscando não apenas entender nosso cliente na comunicação, mas também no que ele espera comprar. Por isso, incentivamos a produção local e temos produtos regionais e de produtores locais sendo comercializados em cada uma de nossas lojas.

T5: Quais são as perspectivas para os próximos meses?

C: Para 2021, continuaremos atentos à complexidade do cenário socioeconômico do Brasil com um trabalho ainda mais forte em regionalização e em manter o poder de compra do nosso cliente. Nosso plano de expansão para este ano é abrir até 28 novas lojas.

T5: Sobre a loja em Cabedelo, qual o diferencial? O que o consumidor deve esperar?

C: O consumidor paraibano poderá esperar novidades desta nova loja, começando pelo formato atualizado. A loja contará com novas propostas de iluminação, climatização, ambientação, facilitando o trajeto de compras e tornando o ambiente mais claro e acolhedor. Oferecemos também serviços novos para o Assaí no Estado, como a cafeteria e o açougue (com atendimento próprio e personalizado).



Relacionadas