Juiz detalha sinais que crianças vítimas de abuso podem apresentar
Muitas vezes às vítimas de abusos sexuais são incapazes de verbalizar o que ocorreu.
Instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, este 18 de maio conta com uma série de ações por parte de instituições responsáveis pela proteção do grupo com objetivo de disseminar informações importantes a respeito do tema.
Segundo o juiz Adailton Lacet, da Vara da Infância e Juventude em João Pessoa, os números Disk 100 (nível nacional) e disk 123 (nível estadual) estão disponíveis para a apresentação de denúncias. Segundo o magistrado, menos de 10% dos casos chegam às autoridades. E isso, muitas vezes porque o “os responsáveis por essas crianças têm dificuldades de denunciar os agressores”,.
Adailton listou uma série de sinais os quais responsáveis devem acompanhar: crianças com baixo rendimento escolar, crianças que anda um pouco calada, nos cantos, criança que apresenta um tipo de hematoma físico. Isso são sinais exteriores que muitas vezes a criança que não sabe verbalizar o que aconteceu apresenta e está ali pedindo socorro”, atenuou.
Neste dia, estão programadas “lives, webnários e comunicados à imprensa para trabalhar o assunto”. As informações foram concedidas em entrevista à TV Cabo Branco, afiliada Globo.