Internações de adultos por covid crescem 8% em março na Paraíba
"É o grupo etário com maior exposição ao vírus", afirmou Daniel Beltrammi
O governo da Paraíba divulgou neste domingo (11) que houve um aumento de 8% nas internações de adultos entre 40 e 59 anos por Covid-19 no mês de março. Além disso, foram registradas quedas de 11% na internação hospitalar de idosos acima de 60 anos e de 12% nas internações de idosos acima de 80 anos. Os dados, do Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19 do estado, foram comparados com o mês de janeiro deste ano, quando iniciou a vacinação contra covid-19.
Com relação ao aumento nas internações para o grupo entre 40 e 59 anos, o secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi explicou o crescimento: "é o grupo etário com maior exposição ao vírus por maior predisposição a assumir comportamentos de risco, como abandono do uso de máscaras e aglomerações em atividades de lazer dentro e fora de casa".
De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, adultos abaixo de 60 anos só serão contemplados aqueles com comorbidade ou os que exercem atividades de maior risco epidemiológico. "Para a população adulta, as medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social, são essenciais para redução da circulação do vírus", concluiu o secretário.