Paraíba deixa zona de alerta em ocupação de leitos de UTI covid
Relatório da Fiocruz apresentou queda em ocupação de hospitais paraibanos
A Paraíba deixou a zona de alerta nas taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos, segundo o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (28). Os dados foram comparados entre a segunda-feira (26) e o dia 19 de abril deste ano. O índice saiu de 63% para 53%.
Nessa quarta-feira (28), a ocupação dos leitos de UTI para adultos em hospitais do estado caiu para 52%. Conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba ultrapassou a marca de 290 mil casos de infeccão pelo novo coronavírus. Ainda segundo o órgão, também foram confirmados 31 novos óbitos desde a última atualização, sendo 18 nas últimas 24h. Com isso, a Paraíba totaliza 6.753 mortes pela doença. Veja o boletim completo
Mesmo em queda de ocupação de hospitais, a Fiocruz aponta que os números no Brasil ainda permanecem em patamares críticos. Para os pesquisadores do instituto, a desaceleração da pandemia tem números muito mais elevados de casos graves e óbitos do que no ano passado. “Esse conjunto de indicadores, que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, mostram que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo nas próximas semanas”, disse o boletim.
A queda da taxa de ocupação de leitos também chamou atenção nos estados de Rondônia (de 94% para 85%) e Acre (de 94% para 83%) - ainda que ambos continuem na zona de alerta crítico -, assim como, a saída de Alagoas da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário (de 83% para 76%).