João Pessoa ganha dois novos Centros de Atendimento Covid-19
Os centros vão receber pacientes com suspeita da doença como forma de evitar a lotação nas UPAs.
A Prefeitura de João Pessoa inaugura nesta segunda-feira (1) dois Centros de Atendimento Covid-19, um na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e o outro na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Esses centros vão receber pacientes com suspeita da doença e fazem parte do processo de ampliação da rede de saúde municipal. O objetivo é prestar atendimento adequado o quanto antes à população, evitando o agravamento dos quadros de crise respiratória e a lotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para testagem de pacientes.
“Estamos reforçando a rede de assistência para testar com rapidez, porque o diagnóstico é que pode nos dar segurança para atender com eficiência, minimizando os agravos e curando. Nossa rede hospitalar está sendo preparada para atender os casos dessa doença, mas temos de agir na prevenção com o apoio de todos. Peço respeito ao distanciamento social, limpeza das mãos e o uso de máscara. Vamos seguir com fé em Deus e trabalho contra esse vírus letal”, explicou Cícero Lucena.
Os testes oferecidos na rede de Atenção Básica de saúde são o swab (o do cotonete) e o teste rápido. O secretário de Saúde, Fábio Rocha, destaca a necessidade de quebrar a cadeia de contaminação com mais testes e o respeito às medidas de distanciamento propostas pelas autoridades. “A rede está sendo preparada para atender a todos que precisem, mas não podemos deixar de lembrar que o espaço pode ser insuficiente se houver um grande número de casos. Já ampliamos leitos de maneira extraordinária, mas o casos têm crescido. A prevenção ainda é o melhor remédio”, reforçou.
Atenção aos sintomas – Qualquer morador de João Pessoa pode procurar os serviços, caso esteja com febre, tosse, dificuldade para respirar. É preciso levar o cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência. A partir de uma trigagem, o paciente pode ser encaminhado para o teste. Se o resultado do exame for positivo e o paciente precisar de medicação ou atestado médico as equipes disponibilizam o material no local.
Número de testes: No centro de Manaíra, vão ser feitos de 300 a 500 testes swab por dia. Em Mangabeira, 300 testes swab por dia: 150 pela manhã e 150 à tarde.
Equipe: Em cada local, estão envolvidas três equipes de coletadores de Swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.
Resultado – O paciente vai deixar um número de WhatsApp e autorizar que a Secretária de Saúde do Município envie o resultado pelo aplicativo. A medida é uma forma de evitar aglomeração.
Horário de funcionamento: 8h às 16h.
Localização:
Escola Seráfico da Nóbrega – Rua Ubirajara Targino Botto, Nº 36, Manaíra
Escola Zumbi dos Palmares – Rua Rita Xavier de Oliveira, S/N, Mangabeira
Veja também:
- Gasolina sobe mais uma vez; reajuste entra em vigor nesta terça
- João nega que Paraíba tenha recebido R$ 21 bi para combater pandemia
- João Pessoa ganha dois novos Centros de Atendimento Covid-19
- Saúde retoma vacinação e idosos a partir de 84 anos são imunizados nesta segunda (1º) em JP
- Imposto de Renda 2021: Prazo para entrega da declaração começa hoje
- Vídeo: mar agitado destrói trecho de ciclovia na Praia do Cabo Branco
Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!