Torre atingida por raio começa a ser restaurada nesta quinta (10)
O serviço está previsto para iniciar às 8h, após a interdição da área para evitar a passagem de veículos e pessoas
A ação de restauração da torre da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, localizada no Centro Histórico da Capital, começa nesta quinta-feira (11). O trabalho será realizado com o auxílio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac), além da Defesa Civil e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). O serviço está previsto para iniciar às 8h, após a interdição da área para evitar a passagem de veículos e pessoas.
De acordo com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa, o trabalho de restauração está sendo realizado em conjunto. “Inicialmente, pensamos em retirar a parte atingida para restaurar. Depois, em harmonia com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a Arquidiocese da Paraíba foi decidido que o reparo seria feito no local”, explicou a coordenadora da Copac, Daniella Bandeira. A estrutura da torre ficou comprometida após as fortes chuvas registradas no fim de fevereiro, quando um raio atingiu a área, deixando-a danificada.
Daniella Bandeira informou ainda que o serviço deve ser concluído em poucos dias. “A igreja está dando o material e a mão de obra. A Prefeitura ajuda com o maquinário e outros apoios, como a supervisão técnica que é feita pela Copac, juntamente com o Iphan”, informou. A ação conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.
Construção – A Igreja São Frei Pedro Gonçalves, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, foi construída no ano de 1843 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 2 de dezembro de 1998.
Leia também:
+ Covid: 21 pacientes esperam por leitos de UTI na Paraíba
+ Menor preço do gás de cozinha é encontrado por R$ 82 em João Pessoa