FioCruz recomenda lockdown na Paraíba para conter o avanço da covid-19
Boletim da instituição sugere que apenas atividades essencias devem permanecer funcionando nos próximos 14 dias.
A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) divulgou nesta terça-feira (23) um boletim no qual informa que os 25 estados do Brasil que atualmente se encontram na zona de alerta crítico em relação à ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19, como a Paraíba, devem adotar lockdown ou medidas rígidas para o bloqueio de transmissão da covid-19, como a restrição de atividades não essenciais por cerca de 14 dias.
De acordo com os dados apresentados, a Paraíba se encontra com 83% do leitos de UTI ocupados e, embora seja o menor índice da região Nordeste, a taxa é preocupante. Entre a série de medidas recomendadas estão o fechamento das praias e bares; o toque de recolher a partir das 20h até as 6h da manhã; a proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas; e a suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país.
O decreto do Governo do Estado em vigor até a próxima sexta-feira (26) já institui medidas similares às recomendadas pela FioCruz. O governo deverá fazer, em breve, uma nova avaliação do Plano Novo Normal para as próximas duas semanas, atualizando a situação dos municípios paraibanos.
Leia também:
- Em um ano, mais de 5 mil vidas foram perdidas para a Covid-19 na Paraíba
- Jair Bolsonaro assina novo auxílio emergencial
- Senador Major Olímpio morre em decorrência da Covid-19
- Pernambucano é preso em flagrante em João Pessoa suspeito de arrombar residências
- Justiça suspende investigação contra Felipe Neto
Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!