Mulheres grávidas são incluídas em plano de vacinação da Paraíba
Aplicação do imunizante poderá acontecer após avaliação médica
Uma nova versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 incluiu mulheres grávidas, puérperas e lactantes. A alteração foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa segunda-feira (1°).
A nova edição tem atualizações dos grupos prioritários, informação sobre a situação epidemiológica da Paraíba e reforça a notificação dos efeitos adversos, sempre baseado no Plano Nacional.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, foram poucas as alterações com relação à primeira versão. Uma das principais mudanças foi a estimativa populacional para a Campanha Nacional de vacinação contra Covid-19, que passou a ser 1.331.853 pessoas.
Sobre as grávidas, Isiane explicou que “a segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nestes grupos. Porém, estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes a um dos grupos prioritários, que se apresentem nestas condições de gestantes, lactantes ou puérperas, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico”.
A segunda edição do Plano Estadual de Vacinação está disponível para acesso neste link.