Plano pretende garantir mamografia sem fila no mês do aniversário, em João Pessoa
O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), no auditório do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com a presença do prefeito Cícero Lucena
Na data em que é lembrado o Dia Nacional da Mamografia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o novo Plano de Rastreamento Mamográfico, que possibilitará às mulheres de João Pessoa realizar seus exames de mamografia no mês de seu aniversário, evitando formação de filas e aglomerações nos serviços.
O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), no auditório do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com a presença do prefeito Cícero Lucena. O HMSI será referência no atendimento de mastologia. Para o secretário de Saúde, Fábio Rocha, o novo plano fortalece a rede SUS de assistência à saúde da mulher. “Estamos ofertando um serviço amplo com consultas, exames preventivos e tratamento humanizado, referenciando o serviço para o ano todo, não apenas para meses específicos”, destaca.
Dentro do novo plano, mulheres residentes na Capital poderão realizar seus exames de rastreamento contra o câncer de mama no mês de seu aniversário. O objetivo é evitar a formação de filas e aglomeração na realização desses exames nos meses que normalmente são relacionados aos cuidados com a saúde da população feminina, como março, maio e, especialmente, outubro, com a campanha Outubro Rosa.
De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher, Joana Barros, está sendo realizado um levantamento das mulheres residentes no município para que o novo plano seja iniciado. “O plano será colocado em prática assim que o levantamento for concluído e tivermos a disponibilidade de dados. É primordial que a usuária da rede pública tenha acesso a um exame de mamografia de qualidade para detecção e tratamento precoce”, explica ela.
Atualmente, para ter acesso ao exame de mamografia, a usuária, com idade de 40 até 74 anos, deve se dirigir à sua unidade de saúde da família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia. Em posse do encaminhamento, as mulheres podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou ir diretamente a um dos quatro serviços conveniados para fazer o agendamento.
Os serviços conveniados à rede municipal de saúde que realizam os exames de mamografia são: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Instituto Walfredo Guedes Pereira (São Vicente de Paula), Fundação Napoleão Laureano e Centro Especializado em Diagnóstico do Câncer (CEDC).
Centro de referência em mastologia – Também dentro do Plano, o HMSI passa a ser referência no atendimento de mastologia, realizando exames e procedimentos especializados na área. Dessa forma, serão ofertados além de consultas com mastologistas, exames preventivos e de rotina, como mamografia e ultrassonografia mamária, além de biópsias mamárias ambulatoriais (para lesões não palpáveis) ou guiadas por ultrassonografia/mamografia (para lesões não palpáveis).
Também serão oferecidos procedimentos como localização pré-cirúrgica de lesões não palpáveis guiadas por ultrassonografia/mamografia; pequenas cirurgias, como a retirada de nódulos benignos; e cirurgias de grande porte, como mastectomias, quadrantectomias e reconstrução mamária.
Hospital Santa Isabel – A unidade hospitalar também é referência em diversas outras especialidades, realizando cirurgias eletivas de média e alta complexidade. Além dos procedimentos cirúrgicos, a unidade realiza, também, atendimentos ambulatoriais e exames laboratoriais. Atualmente, atende, também, casos de covid-19. Os atendimentos acontecem de forma regulada, ou seja, o paciente é encaminhado por outros serviços da rede municipal de saúde.
Leia também:
+ Campina Grande: coveiros e profissionais do serviço funerário são vacinados contra Covid-19
+ Morre o ator Christopher Plummer, de 'Entre Facas e Segredos', aos 91 anos
+ Hulk é oficialmente apresentado no Atlético-MG
+ Em novo ataque a Juliette, Karol Conká diz que paraibana é “pirada”
Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.