UFPB fabrica 9 mil protetores faciais para distribuir no retorno presencial das aulas
No total, foram destinados R$ 16 mil
A Universidade Federal da Paraiba (UFPB), através do Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), está fabricando 9 mil protetores faciais de acrílico para distribuir entre a comunidade acadêmica. A demanda faz parte das ações para o retorno presencial das ativildades acadêmicas da UFPB - que estão previstas para iniciarem em março.
As máscaras do tipo face shield serão distribuidas para professores, servidores técnico-administrativos e alunos (durante práticas laboratoriais). De acordo com um dos coordenadores do FabLab, professor Euler Macêdo, os protetores faciais serão entregues diretamente aos centros, que definirão como será a distribuição em suas respectivas unidades. Ainda segundo ele, o número de nove mil unidades é suficiente para atender toda a demanda da UFPB, considerando que não é um item de proteção descartável.
A fabricação dos equipamentos, que está em fase de conclusão, está sendo custeada com recursos da própria UFPB. No total, foram destinados R$ 16 mil. A confecção dos protetores faciais está sendo realizada com o apoio do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e parceria com as empresas 3M e Duraplast, que forneceram os insumos para produção das hastes das máscaras.