TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Unidos do Roger

Carnaval da Saudade: o samba da empatia

Unidos do Roger, escola de samba de João Pessoa, espera o próximo carnaval para desfilar

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Unidos do roger foto divulgacao e07k8 THESX0n

"A saudade que eu sinto muito é de não poder fazer o que mais gosto: a fantasia, o sonho do nosso carnaval na avenida"

Não haverá escolas de samba na avenida em 2021. A pandemia da Covid-19 afastou, por enquanto, os foliões do Carnaval Tradição, em João Pessoa. Paulo César, presidente da Unidos do Roger, explicou o significado da saudade do carnaval e também da amiga, Fernanda Benvenutty, uma das fundadoras da agremiação, que morreu no ano passado. Para ele, é importante esperar para desfilar com segurança.

Sem as cores verde, rosa e branco na avenida, o carnavalesco sente falta do movimento que aconteceria se houvesse desfile. "É muito frustrante para nós, que fazemos o carnaval, chegarmos aqui e não ter ninguém. Mais de 20 pessoas estariam trabalhando nos preparativos, alegorias e fantasias".

O enredo deste ano não foi desenvolvido pela escola de samba, mas os trabalhos para o próximo carnaval começam em breve.

"Eu creio que vamos ter um carnaval em 2022, com certeza, com segurança. A vida do próximo é mais importante!"

A Unidos do Roger foi a vencedora do Carnaval Tradição de 2020. O desfile homenageou a trans Fernanda Benvenutty, exemplo de ativismo por direitos igualitários. "Ela é uma pessoa que deixou muita saudade e nos deixou órfão, mas o legado dela continua. Ela amava o carnaval".

Além da alegria do samba, a escola fundada em 2014, oferece à comunidade acesso à educação, cultura e representatividade. O carnaval na avenida estampa oportunidade, que reflete na alegria do público e protagonismo dos carnavalescos.

Para matar a saudade - A exposição Samba e Memória resgata adereços e fantasias de carnavais passados da Unidos do Roger e de outras escolas de João Pessoa. Um ambiente no Casarão 34, na Praça Dom Adauto, no Centro, mostra aos visitantes os elementos simbólicos da identidade cultural de todas as agremiações. Veja mais exposições sobre o carnaval na cidade

 A exposição Samba e Memória segue até o fim do mês de fevereiro, das 8h às 17h, de segunda a sábado.

Veja também: 

Carnaval da Saudade: "Ala Ursa quer dinheiro quem não dá é pirangueiro"



Relacionadas