TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Aumento de infecções

Terceira onda da Covid-19? Saiba a situação da pandemia em João Pessoa

Doses para vacinação estão perto de acabar e hospitais têm leitos de UTI mais cheios

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Foto covid 19 pandemia leitos
(Foto: Divulgação/Secom-PMJP)

O aumento de novos casos de Covid-19 tem preocupado autoridades sanitárias em João Pessoa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que a possibilidade da terceira onda da doença pode causar ainda mais internações em hospitais públicos e privados. Para conter novas infecções, o secretário Fábio Rocha, revelou que alguns setores poderão sofrer restrições de flexibilidade caso não haja colaboração da população. Em paralelo, a campanha de vacinação segue à espera de novas doses para ampliar o número de pessoas imunizadas.

Sobre a limitação de funcionamento de bares, praias e igrejas, o gestor disse que “seria uma medida preventiva, caso haja necessidade. Não é projeto ou intenção da gestão. É preciso que a população colabore evitando aglomeração, lavando as mãos e utilizando máscaras”, disse Fábio Rocha.

Nas últimas 24h, 363 novos casos da doença foram diagnosticados em João Pessoa. Desde o início da pandemia, 54.662 pessoas foram infectadas pela doença e 1.322 morreram na cidade. Atualmente, a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria passa dos 60%.

A nova variante do vírus identificada no Amazonas já foi identificada na Paraíba, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. Especialistas afirmam que a variante é preocupante, pois demonstra ser mais transmissível.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, não acredita na denominação de 'terceira onda' e justifica que pelo ponto de vista técnico, não houve uma queda do número de casos seguida de crescimento. “A população manteve hábitos que possibilitaram a permanência de crescimento de novos casos da doença, gerando aumento de internações”, disse ao Portal T5.

Hospitais cheios - O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) também declarou preocupação com a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos e privados do estado.

Na última terça-feira (16), todos os 15 leitos de UTI Covid do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, estavam ocupados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Paraíba tem registrado uma média de 1 internação por Covid-19 a cada 36 minutos. Nas últimas 24 horas, 40 pessoas precisaram ser internadas em hospitais públicos por complicações da doença.

No Hospital da Unimed, a maior unidade particular referência Covid em João Pessoa, a situação também é preocupante. Apesar de ter havido um aumento no número de leitos Covid, há 40 pacientes internados na UTI, sendo 35 intubados. A taxa de ocupação de pacientes Covid no hospital já é superior à média registrada em maio do ano passado, período de pico da pandemia no estado.

Para o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, as aglomerações dos últimos dias, mesmo não havendo o feriado de Carnaval, podem contribuir para esta situação se agravar ainda mais nos próximos dias. “Teremos dias difíceis e desafiadores para nós, médicos. Precisamos que a população se conscientize sobre a necessidade urgente de distanciamento social”, disse o presidente.

Nesta semana, a Prefeitura de João Pessoa suspendeu as cirurgias por 15 dias, como uma medida de enfrentamento ao novo coronavírus. Os leitos serão usados para tratamento de pessoas com a Covid-19.

Vacinas - Em João Pessoa, a SMS espera encerrar a primeira rodada de vacinação até a sexta-feira (19). Depois disso, o Estado fica à espera de novas doses pelo Ministério da Saúde. Fábio Rocha esclareceu que as pessoas que tomaram a primeira dose, têm a segunda aplicação garantida, no entanto, é preciso o envio de mais imunizantes para ampliar o público alvo da campanha.

A Paraíba disse que deve receber novas doses da vacina na próxima semana. Os imunizantes de Oxford/AstraZeneca são fabricados pela Fiocruz.

Veja os locais e o público que pode ser vacinado

Veja também:

Envie sua sugestão de pauta para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9142-9330
Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!



Relacionadas