TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
escolas

Saiba como serão realizadas as matrículas na rede municipal de João Pessoa

O prazo das matrículas foi estendido para o início das aulas, que está previsto para o dia 08 de fevereiro

Por Carlos Rocha Publicado em
Escola municipal em tempo integral joacil de brito pereira

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (11) as matrículas para os alunos novatos que queiram ingressar nas escolas e nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). O prazo das matrículas foi estendido para o início das aulas, que está previsto para o dia 08 de fevereiro.

Inicialmente, as matrículas para os novatos serão feitas de forma presencial. Os diretores das unidades de ensino estão sendo orientados, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação (Sedec), para estabelecer uma rotina de atendimento a essas famílias acerca das matrículas que podem ser organizadas com fichas de atendimento.

“No primeiro dia de matrículas, os pais não precisam se aglomerar na frente das escolas, até porque não vivemoum momento muito apropriado para isso. O prefeito Cícero Lucena garantiu que teremos vagas para todos os alunos que queriam estudar em uma escola da rede municipal. Então, não precisa ninguém dormir na frente de escola”, ressaltou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Clévia Carvalho.

Na manhã desta sexta-feira (8), a secretária da Sedec, América Assis, se reuniu com os gestores das escolas para discutir como será o início do ano letivo e a execução de projetos para tornar mais inovador e eficiente o ensino em João Pessoa. “Nosso intuito é fortalecer aquela que é uma das nossas maiores responsabilidades, a educação, e garantir o acesso ao ensino de qualidade para todas as crianças”, destacou América Assis.

As novas diretrizes da Sedec têm como metas a alfabetização na idade certa, inovação pedagógica no ensino fundamental, educação infantil e fortalecimento dos Creis, educação especial e inclusiva, educação de jovens e adultos, informatização, tecnologia e conectividade, reconhecimento e profissionalização da docência, gestão democrática das escolas, estudantes motivados e apoiados, infraestrutura e logística escolar e arte, literatura e esporte nas escolas.

Além das diretrizes, também foi apresentado no encontro com os gestores o novo organograma da Educação. Entre os destaques da mudança está a criação de um departamento de educação infantil.

Agendamento – Caso a unidade de ensino comporte um atendimento de 100 pessoas por dia, serão distribuídas 50 fichas para o turno da manhã e mais 50 para o turno da tarde. A quantidade de fichas vai depender do porte de cada unidade. Caso um familiar, por exemplo, pegue a ficha de número 101, ele poderá retornar para casa e voltar no dia seguinte.

Os alunos veteranos tiveram a renovação feita automaticamente, de forma online, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Creis – Nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), o ano letivo terá início com a Colônia de Férias na próxima terça-feira (12), com atividades remotas para os alunos. Os pais ou responsáveis, inclusive, poderão receber kits de higiene pessoal e material didático nas unidades.

Documentação – Para a matrícula de alunos novatos, é necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso também apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento nas unidades de ensino para matriculas será das 8h às 11h, manhã, e das 13h às 17h, no período da tarde.

Leia também:

Paraíba confirma mais 936 novos casos de Covid-19 e 15 óbitos nesta sexta (8)

WhatsApp suspenderá conta de quem não aceitar novos Termos de uso

Nilda Gondim assume mandato no Senado após licença de José Maranhão

Atendimento no Procon-JP não precisará mais ser agendado por telefone



Relacionadas