Governo da Paraíba desmente Ministério da Saúde sobre falta de seringas para vacinação
Secretário de Saúde divulgou, pelas redes sociais, um vídeo com informações sobre a campanha de imunização
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, utilizou as redes sociais para afirmar que o estado possui seringas e agulhas suficientes para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19.
Segundo o gestor a informação sobre a falta dos produtos partiu do Ministério da Saúde ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Essa é uma informação antiga, a Paraíba dispõe de seringas e agulhas suficientes", disse.
O parecer encaminhado ao STF diz que, além da Paraíba, os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul não teriam estoque para suprir a demanda local.
O governo federal mandou um relatório à Corte após a determinação do ministro Ricardo Lewandowski. Os dados foram enviados para a análise de um pedido da Rede Sustentabilidade, que solicitou comprovação de estoque suficiente para imunizar os grupos prioritários.
Nesta semana, o Portal T5 já havia divulgado que o estado possui 550 mil seringas em mil salas de imunização. Nesta quinta-feira (14), Geraldo Medeiros declarou que a Secretaria de Saúde adquiriu mais 400 mil unidades do material, com previsão de chegada para o início de fevereiro.
De acordo com o governador João Azevedo (Cidadania), com a chegada das ampolas da vacina ao território paraibano, a distribuição aos municípios ocorrerá em 24h.
O Plano de Imunização contra a Covid–19 d na Paraíba dispõe de capacidade para armazenar, de uma única vez, 330 mil ampolas.