Paraíba deve vacinar 140 mil pessoas inicialmente
A expectativa é que a primeira fase seja iniciada na última semana de janeiro.
A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou que dispõe de estoque de seringas e agulhas suficiente para iniciar a campanha de vacinação contra Covid-19 no estado. A campanha de vacinação irá acontecer em etapas, priorizando as populações mais expostas e vulneráveis à doença. A expectativa é que seja iniciada na última semana de janeiro a primeira etapa da fase que contempla profissionais de saúde em atuação na linha de frente da Covid, indígenas e quilombolas, em território demarcado, o que corresponde a uma população de 140 mil pessoas.
Em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Saúde afirmou que a Paraíba é um dos estados com dificuldade de abastecimento do insumo. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que "este dado é antigo, uma vez que a Paraíba conseguiu realizar aquisição das agulhas e seringas e existe estoque suficiente para a primeira fase da campanha".
Além das 286 mil seringas e agulhas já disponíveis, a Secretaria aguarda para os próximos dias a entrega de mais 272 mil seringas e agulhas e mais 1,8 milhão que serão entregues ao longo do período da campanha, assim como as doses da vacina. O Plano Estadual de Vacinação foi elaborado pela SES em conjunto com a Sociedade Brasileira de Imunização na Paraíba e Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde.