Saiba quais documentos são necessários para receber a vacina
Imunização deve começar na próxima semana
A previsão para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil é para a próximo quarta-feira (20). Na Paraíba, para a imunização, o governo realizou a organização da rede de frio, a logística de recebimento e distribuição das vacinas, assim como, a descrição dos grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença.
Sobre o cronograma de vacinação, o plano está dividido em quatro fases.
A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população:
- Grupo 1 - Trabalhadores de Saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas
- Grupo 2 - pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos.
Quais documentos levar?
O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário. A Secretaria de Estado da Saúde está estimulando a população a baixar e usar o aplicativo de celular do Ministério da Saúde, o Conect SUS (disponível para iOS e Android), para agilizar no processo de vacinação. A falta do cadastro prévio no aplicativo não impede a vacinação nas unidades de saúde.
Sobre o estoque de seringas e agulhas, a SES garante que tem o suficiente para começar a primeira fase do plano.
A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, estava presente na primeira reunião e explicou que a versão atual do plano de vacinação ainda pode sofrer alterações de acordo com as atualizações do Ministério da Saúde. Ela reforçou que, mediante recebimento das vacinas, a SES repassará a todos os 223 municípios seguindo os critérios destacados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).