Prefeito é vacinado contra a Covid-19 no Sertão da Paraíba
Gestor é médico, mas não trabalha em hospitais de referência contra a Covid-19
O prefeito do município de Pombal, no Sertão da Paraíba, Abmael De Sousa Lacerda, conhecido por Dr Verissinho (MDB), foi um dos vacinados contra a Covid-19, nessa terça-feira (19). Nas redes sociais, o gestor é visto entre autoridades de saúde da cidade e outras pessoas que também foram imunizadas. O político negou que furou a fila da vacina, mas o Ministério Público da Paraíba investiga o caso.
O político justificou ao jornalista Daniel Lustosa, da Rádio Jovem Pan João Pessoa, que tomou a vacina porque atende pacientes gratuitamente "quase diariamente" em uma policlínica do município. Dr Verissinho não faz parte de equipes em hospitais de enfrentamento à doença.
+ Saiba quem são os primeiros 54 mil a receber a vacina na Paraíba
+ Entenda a importância de ser vacinado contra a Covid-19
Pombal tem 1.776 casos e 27 mortes causadas pela Covid-19, segundo o último boletim divulgado pelo município.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o município de Pombal recebeu 282 doses do imunizante, divididas para profissionais de saúde e idosos asilados. Segundo o secretário Geraldo Medeiros, o Programa Nacional de Imunização é bem claro e não pode ser modificado. "Não houve mudanças por parte da Secretaria Estadual. Agora, o Ministério Público que tem a perrogativa de investigar", disse o gestor.
A Nota Técnica encaminhada aos gestores municipais diz:
- A oferta da vacinação para os trabalhadores da saúde deverá seguir uma ordem de priorização conforme disponibilidade das doses recebidas e realidade local da oferta de serviços: trabalhadores dos serviços de linha de frente contra o COVID-19, hospitais, UPAS, SAMU, equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados e os trabalhadores das instituições de longa permanência;
- Realizar prioritariamente a vacinação dos trabalhadores dos serviços hospitalares de referência COVID - 19, que estão previstos no Plano Estadual de Contingência de forma simultânea, independente da gestão do mesmo, podendo o Estado auxiliar com equipes de profissionais para agilizar a vacinação nos centros de referência de gerência estadual.
Dr Verissinho tem 66 anos, é médico e não tem especialidade registrada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). Ele foi reeleito no último pleito com 49,88% dos votos.
Furando fila?
O Secretário Geraldo Medeiros ainda afirmou que a população que se sentir prejudicada sobre possíveis casos de quem esteja furando fila pode procurar o Ministério Público. As denúncias podem ser feitas por e-mail: [email protected]; por telefone (83) 2107.6150 e pelo site, através do preenchimento de formulário eletrônico.
Nos municípios o MPPB também recebe denúncias nas promotorias específicas. Veja a promotoria da sua cidade
O promotor de Justiça do MPPB Leidmar Almeida Bezerra afirmou que o caso do prefeito está em apuração.
Veja o vídeo do momento da vacinação: