TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
NESTE DOMINGO (31)

Primeira edição do Enem digital é realizada para 3,4 mil paraibanos; veja o que levar

Na Paraíba, 3.483 candidatos irão fazer o exame.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Enem digital l1a16 ITL5 U Qy
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Ao todo, estão inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades. Na Paraíba, 3.483 candidatos irão fazer o exame.

Os candidatos devem ir ao local das provas, com canetas pretas de embalagem transparente, como na versão impressa. A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória.

Neste primeiro dia de aplicação, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, que será no dia 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. O número de questões objetivas (90 por dia), o tempo para fazer as prova e os horários de aplicação serão os mesmos do Enem impresso: cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h (horário de Brasília).

Veja o que levar

A lista do que pode ou não também é semelhante ao Enem impresso. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem imprimir, na Página do Participante, a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.

A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

É importante lembrar que participantes que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao exame. Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Leia também:

+ Homem mata companheira a facadas e morre em acidente de moto na Paraíba

+ Criança e homem são atingidos por balas de borracha em comunidade de João Pessoa

+ Homem é morto a tiros em Santa Rita

+ Moradores de comunidade onde criança e homem foram baleados realizam protesto

*Com informações Agência Brasil



Relacionadas