Acorrentados há mais de 70 horas, estudantes protestam contra novo reitor da UFPB
Eles protestam desde a tarde da quinta-feira (5), em João Pessoa
Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seguem em protesto e acorrentados há mais de 70 horas ocupando a reitoria contra a decisão de nomear Valdiney Veloso Gouveia como novo reitor da instituição. Eles protestam desde a tarde da quinta-feira (5), em João Pessoa.
Durante a madrugada da última sexta-feira (6), alunos acorrentaram-se à porta do prédio da reitoria, onde pedem a reversão da nomeação.
Na quinta-feira (5) o ato em protesto à nomeação do candidato Valdiney Veloso o cargo de reitor reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição.
De acordo com a vice-presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Élida Elena, o ato representa uma manifestação de repúdio pela atuação do Governo Federal no processo eleitoral interno para escolha do reitor.
O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi publicado na edição do Diário Oficial da União do mesmo dia. Essa é a 11ª intervenção do presidente em nomeações de reitores desde que assumiu a presidência.
Na consulta online, a chapa "Orgulho de ser UFPB", de Valdiney e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496, ficando em terceiro lugar. Na votação, o primeiro lugar ficou com a chapa “Inovação com inclusão”, de Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, com soma de 964,518.
Leia também:
+ Rio de Janeiro: sem alimento por uma semana, cães devoram corpo da dona
+ Bandidos invadem loja e levam TVs em João Pessoa
+ Ciclista é atropelado a caminho do trabalho em João Pessoa
+ João Pessoa tem 170 vagas de trabalho a partir desta segunda (9)
+ Termina nesta segunda (9) prazo para contestar Auxílio Emergencial de R$ 300