UFPB teme ataques hackers e suspende internet
Medida acontece como prevenção
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspendeu, temporariamente, o acesso à internet dentro da instituição, em todos os campi do estado, nesta sexta-feira (6). Medida é de prevenção a ataques de hackers.
De acordo com a reitora Margareth Diniz, o serviço é realizado para "manutenção e também prevenção, porque várias instituições federais e IFES sofreram ataques de hackers.".
Ao Portal T5, ela informou que o sistema está sob controle e a ação acontece como reforço de medidas de segurança na internet.
À comunidade acadêmica, a Superintendência de Tecnologia da Informação disse que a recomendação foi feita pela Secretaria de Governo Digital, Serpro e colegiados de TI das IFES. "Todos os sistemas da universidade estarão indisponíveis até as 10h do dia 6 de novembro, não sendo possível o acesso ao portal, SIGs, HelpDesk, dentre outros. Caso seja necessário prolongar esse tempo, informaremos nas redes sociais oficiais da universidade".
Invasão em outros órgãos
Nessa quinta-feira (5), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também foi alvo de um ataque cibernético. Uma pessoa teria criptografado todo o banco de dados da instituição e estaria pedindo resgate. O tribunal está trabalhando em regime de plantão e suspendeu todos as sessões.
+ Internet e telefones do Ministério da Saúde saem do ar e sistema do STJ sofre ataque
Protestos
O campus de João Pessoa também fica sem internet em meio a manifestações contrárias à decisão de nomear Valdiney Veloso Gouveia como novo reitor da UFPB. Durante a madrugada desta sexta-feira (6), alunos da instituição acorrentaram-se à porta do prédio da reitoria, onde pedem a reversão da nomeação.
Na tarde de ontem, o ato em protesto à nomeação do candidato Valdiney Veloso o cargo de reitor reuniu centenas de estudantes, professores e técnicos da universidade em frente à reitoria da instituição.