Violência obstétrica: saiba o que é e como denunciar
Cartilha foi elaborada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com colaboração da Secretaria de Estado da Saúde
Uma cartilha de orientação e apoio a mulheres grávidas ou no período puerpério foi lançada pelo Governo da Paraíba, nessa segunda-feira (5). O documento alerta sobre os tipos de violências e orienta as vítimas sobre os caminhos para formalizar uma denúncia.
A cartilha foi elaborada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com colaboração da Secretaria de Estado da Saúde. Confira
O documento também oferece, para profissionais da área de saúde, os mecanismos de intervenção, caso presenciem a violação dos Direitos Humanos das mulheres.
Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a violência obstétrica é um fenômeno recorrente na vida das mulheres brasileiras que decidem vivenciar a maternidade. Por se tratar de ações naturalizadas pela sociedade, identificar os tipos de violências (física, moral, verbal, psicológica e sexual), denunciar e intervir se torna um grande desafio.
Onde denunciar:
Disque Saúde – 136
Disque Mulher – 180
Disque Direitos Humanos - 100
Disque Direitos Humanos (Estadual) – 123
Conselho Regional de Enfermagem da PB ( Coren/PB): (83) 3221-8758
Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB): (83) 2108-7200 | E-mail: [email protected]