PB tem tendência de crescimento de casos de Covid-19, aponta Fiocruz
Descumprimento das regras sanitárias é a motivação, diz Secretaria de Saúde
A Paraíba é um dos 11 estados com tendência de crescimento de casos de Covid-19, segundo o último Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dados foram divulgados na última sexta-feira (18) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma preocupação com a possibilidade de novos diagnósticos positivos entre os paraibanos.
O boletim ainda apresentou que os índices atuais seguem em um patamar acima do nível considerado alto. No Brasil, aproximadamente 97% dos casos e 99,3% das mortes são causadas pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19.
Na Paraíba, a Fiocruz estima sinal moderado, com probabilidade de aumento de 75% dos casos, nas macrorregiões I e II, em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.
O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que a pasta alerta diariamente a sociedade para o cumprimento das regras sanitárias. "A desobediência civil foi percebida no feriado de 7 de setembro, além de aglomerações em orlas marítima e convenções partidárias", disse.
Geraldo ainda afirmou que regras de flexibilização em municípios que não apresentam bandeira adequada também estão provocando o aumento dos casos.
Boletim - Nesta segunda (21), a Paraíba registrou 143 novos casos de Covid-19 e 12 óbitos confirmados desde a última atualização. Até o momento, 116.879 pessoas já contraíram a doença, 89.563 já se recuperaram e 2.719 faleceram. Veja os dados completos
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 35%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 35%. Em Campina Grande estão ocupados 41% dos leitos de UTI adulto e no sertão 39% dos leitos de UTI para adultos.
saiba mais