Ampolas com sangue e testes de Covid-19 são encontrados em terreno na Zona Sul de João Pessoa
O relato dos moradores foi dado nesta quarta-feira (16)
Moradores do Loteamento Novo Milênio, que fica na região do bairro Valentina Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa, denunciaram o descarte de lixo hospitalar em local inadequado. Segundo esses moradores, ampolas com um líquido semelhante a sangue e até mesmo testes de Covid-19 foram encontrados jogados em um terreno baldio. O relato dos moradores foi dado nesta quarta-feira (16).
A Vigilância Sanitária de João Pessoa informou que exige de todos os laboratórios que atuam na cidade que seja apresentado o contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo hospitalar. Disse ainda que deve comparecer ao local para fazer a coleta do material juntamente com a Vigilância Ambiental e que vai investigar a origem do lixo hospitalar para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.
De acordo com a legislação brasileira, a venda, importação e descarte irregular de lixo hospitalar poderão ser tipificados como crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Essa penalidade poderá ser aumentada em um terço na hipótese de o material conter resíduos de tecido humano, restos orgânicos, substância química ou agente infeccioso.
Segundo a Fiocruz, órgãos, tecidos e fluidos orgânicos devem sempre ser encaminhados a sistema de incineração, de acordo com o definido na RDC ANVISA nº 305/2002. Devem ser acondicionados conforme está descrito do “gerenciamento de resíduos de serviços de saúde”, em saco vermelho, que devem ser substituídos após cada procedimento e identificados conforme descrito no mesmo documento. Devem ser utilizados dois sacos como barreira de proteção, com preenchimento somente até 2/3 de sua capacidade, sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.
Leia também: Mister é "descoroado" após reagir a "fora" de garota na web: "Não compactuamos com machismo"
+ Desempregado, vencedor do Masterchef decide doar prêmio: "é preciso ajudar"
+ Passageiro é expulso de voo da Latam após fazer ofensa homofóbica contra comissário
+ Homem quebra sorveteria e xinga atendente que pediu para ele usar máscara: "Seu lixo"
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5 e receba as notícias em seu celular: (83) 9 9142-9330.