ABAP-PB é contra CBS com alíquota proposta em Reforma Tributária
A proposta começa a tramitar na Câmara dos deputados
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade – seccional Paraíba (ABAP-PB), demonstra preocupação com as novas alíquotas da contribuição de bens e serviços que começa a tramitar na Câmara dos deputados.
A proposta que integra o pacote de medidas para realizar a reforma tributária no País sugere uma alíquota única de 12% para o setor de serviços. As agências de publicidade atualmente contribuem com uma alíquota de 3,65%.
Como essas despesas não geram nenhum tipo de desconto para quem é do Simples e do lucro presumido, significa um aumento de quase 10% na carga tributária desta atividade, e consequentemente todos os serviços a ela associada.
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O resultado imediato será o encarecimento da atividade, principalmente em relação a sua mão de obra, podendo comprometer não só empregos, mas a sobrevivência de agências. Consequentemente, o impacto será sentido nos respectivos clientes e anunciantes, e, por último, na economia como um todo.
Dados da ABAP Nacional mostram que a cada R$1 investido na publicidade gera R$ 10,69 na economia. Para este retorno, no entanto, a atividade precisa ser viável financeiramente.
Desta forma, a seccional paraibana já começou a se mobilizar junto a representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, para que o Projeto de Lei 3.887/2020, que institui a CBS, não seja aprovada da forma como está previsto.
“90% das agências de publicidade do país são integrantes do simples nacional. Se essa proposta passar será um duro golpe no segmento”, destacou Ruy Dantas, presidente da Abap-PB.