Estudante paraibana é premiada em concurso internacional de música; veja
O concurso faz parte do Accelerando Arts and Music Festival, um evento artístico da região da Ligúria, na Itália
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Júlia Fernandes (@juliafernandesg22) em 28 de Jul, 2020 às 10:52 PDT
A estudante Júlia Fernandes, de 17 anos, que participa do curso preparatório de violino oferecido pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi a segunda melhor solista na categoria violino, para jovens com idade entre 16 e 18 anos, no International Classic Web Competition 2020, competição internacional on-line de música clássica promovida pela cidade de Gênova, na Itália.
“Receber esta premiação foi incrível! Muito importante para minha carreira e para a concretização dos meus sonhos. Participar já foi um grande passo para mim, e ser premiada foi imensamente gratificante. Minha vontade de estudar e crescer aumentou ainda mais”, conta a estudante.
+ Mulher morre após colisão entre moto e caminhão em João Pessoa
A premiação ocorreu nesta segunda-feira (27). O concurso faz parte do Accelerando Arts and Music Festival, um evento artístico da região da Ligúria, na Itália, que geralmente acontece entre julho e outubro e que tem como patrono o violinista italiano Salvatore Accardo.
Também participaram da competição pianistas, flautistas, violonistas e cantores italianos e de outras nacionalidades, da faixa etária da Júlia e de mais cinco faixas etárias distintas. Eles foram avaliados por um júri composto por seis concertistas italianos, presidido pelo pianista Roberto Mingarini.
O evento teve o objetivo de oferecer visibilidade a jovens musicistas durante esta pandemia do novo coronavírus, a fim de incentivar a superação das dificuldades impostas pelo isolamento social e os consequentes impedimentos de realização das atividades artístico-culturais.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Júlia Fernandes (@juliafernandesg22) em 13 de Set, 2019 às 3:02 PDT
“Foi a primeira competição da qual participei. É minha primeira premiação. Agora espero continuar participando de mais atividades musicais, me desafiando cada vez mais e assim alcançar meus objetivos”, planeja Júlia Fernandes.
+ Quatro bebês são diagnosticados com Covid-19 em hospital de João Pessoa; dois morreram
Segundo a professora Sandra Aquino, durante este processo de isolamento social, as atividades de ensino e extensão na UFPB tiveram continuidade, ainda que de forma remota. “Foi realizado todo um planejamento, que incluiu atividades síncronas, como também assíncronas, ensaios remotos e presenciais. Isso viabilizou a preparação da aluna”, explica a mentora
A realização da prova de performance contou com a colaboração de Daniel Seixas, pianista do quadro da UFPB. A apresentação de Júlia aconteceu na Sala Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa, cedida pelo Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) da federal paraibana.
Oportunidade
A estudante Júlia Fernandes participa do curso preparatório de violino da UFPB desde os nove anos de idade. Para a garota, a atividade de extensão, coordenada pela professora Sandra Aquino, é de extrema importância porque viabiliza a participação dos alunos em diversos festivais e possibilita que se apresentem em inúmeras masterclasses para professores brasileiros e estrangeiros.
No ano passado, Júlia Fernandes teve a oportunidade de se apresentar com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier. “Essa experiência foi muito importante, não só profissionalmente e musicalmente, mas também pessoalmente. Mesmo durante este período de pandemia, continuei com as aulas de maneira remota. Quando surgiu a oportunidade de participar da competição, foi intensificada ainda mais a quantidade de aulas on-line”.
Júlia Fernandes diz que o suporte da professora Sandra Aquino foi essencial. “Tanto por acreditar em mim, quanto por se dispor a me dar aulas diariamente. Além disso, tive o apoio do pianista da UFPB Daniel Seixas, que doou seu tempo e participou da minha performance para a competição. Minha mãe, Luciana Fernandes, foi um dos meus maiores suportes nesse momento, sempre me apoiando e acreditando em mim mais do que qualquer um”.
E conclui: “Estou me preparando para ingressar no curso de bacharelado em Música da UFPB e tenho muita vontade de poder participar de intercâmbios, como o que já acontece entre a UFPB e a Universidade de Örebro, na Suécia. Quero poder construir uma carreira internacional e ter mais experiências como solista”. Confira neste vídeo uma performances da Júlia Fernandes no concurso.
Leia também: Estudante paraibana é premiada em concurso internacional de música; veja
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.