TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
no sertão

Interiorização da Covid-19 na PB deixa hospitais com ocupação de leitos acima dos 70%

João Pessoa vive processo inverso e pode encerrar atividades de Hospital Solidário nesta semana

Por Redação T5 Publicado em
Equipe leito hospital patos sertao
Equipe de saúde no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos Equipe de saúde no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos Foto: Divulgação/Governo da Paraíba

Assim como em todo Brasil, a Paraíba também passa pelo processo de interiorização de casos da Covid-19. Atualmente, as cidades de Cajazeiras e Patos, no Sertão, têm mais 3,4 mil infectados.

Apenas dois municípios do estado não possuem casos da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os hospitais da região sertaneja já têm mais de 70% dos leitos ocupados. Em entrevista ao Portal T5, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que o cenário já era esperado. "Como em todo o país, a Paraíba também passa pela interiorização da doença. Atualmente, a média de leitos ocupados no estado está abaixo dos 50%, mas no Sertão o número passa dos 70%", disse.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, são 1.037 leitos em hospitais paraibanos, entre eles, 377 são de UTI Adulto. Enquanto a disponibilidade cresce em João Pessoa e Campina Grande, que juntas têm mais de 400 leitos livres, no Sertão, apenas 69 leitos não estão ocupados.

O secretário de Saúde ainda afirmou que a previsão de encerramento das atividades do Hospital Solidário, montando ao lado do Hospital Metropolitano, em Santa Rita, segue até o fim do mês. "Se o cenário não mudar daqui para o dia 31 de julho, o Hospital Solidário será fechado. Hoje ele possui apenas 20% de ocupação", revelou.

Boletim

Até esse domingo (26), a Paraíba registrou 76.153 casos da Covid-19, sendo 20.125 casos em João Pessoa e 56.028 nos demais municípios. Veja os dados completos

saiba mais


Relacionadas