Interiorização da Covid-19 na PB deixa hospitais com ocupação de leitos acima dos 70%
João Pessoa vive processo inverso e pode encerrar atividades de Hospital Solidário nesta semana
Assim como em todo Brasil, a Paraíba também passa pelo processo de interiorização de casos da Covid-19. Atualmente, as cidades de Cajazeiras e Patos, no Sertão, têm mais 3,4 mil infectados.
Apenas dois municípios do estado não possuem casos da doença.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os hospitais da região sertaneja já têm mais de 70% dos leitos ocupados. Em entrevista ao Portal T5, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que o cenário já era esperado. "Como em todo o país, a Paraíba também passa pela interiorização da doença. Atualmente, a média de leitos ocupados no estado está abaixo dos 50%, mas no Sertão o número passa dos 70%", disse.
Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, são 1.037 leitos em hospitais paraibanos, entre eles, 377 são de UTI Adulto. Enquanto a disponibilidade cresce em João Pessoa e Campina Grande, que juntas têm mais de 400 leitos livres, no Sertão, apenas 69 leitos não estão ocupados.
O secretário de Saúde ainda afirmou que a previsão de encerramento das atividades do Hospital Solidário, montando ao lado do Hospital Metropolitano, em Santa Rita, segue até o fim do mês. "Se o cenário não mudar daqui para o dia 31 de julho, o Hospital Solidário será fechado. Hoje ele possui apenas 20% de ocupação", revelou.
Boletim
Até esse domingo (26), a Paraíba registrou 76.153 casos da Covid-19, sendo 20.125 casos em João Pessoa e 56.028 nos demais municípios. Veja os dados completos
saiba mais