Doadores de plasma curados da Covid-19 recebem benefícios na Paraíba
Lei determina incentivo para doação do sangue
Uma lei sancionada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) estabelece incentivos para a doação de plasma sanguíneo por pessoas curadas da Covid-19 na Paraíba. Os benefícios foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24).
Segundo a lei de autoria da deputada Cida Ramos (PSB), os doares devem receber o certificado de “Amigo da Saúde”, emitido pela Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba (SES), como também a isenção no pagamento de taxa de inscrição de concurso público realizado pelas administrações direta e indireta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado da Paraíba, desde que o doador tenha feito, no mínimo, três doações nos 12 meses anteriores à publicação do edital do concurso.
Entre os benefícios também ficou estabelecida a meia-entrada em eventos culturais ou esportivos, subsidiados com recursos públicos, no Estado da Paraíba, pelo período de 12 meses a contar da última doação.
Quem pode doar?
Poderá ser doador de plasma ao Hemocentro da Paraíba, a
pessoa recuperada da Covid-19, que apresentar os seguintes requisitos:
- ter entre 18 e 60 anos de idade;
- em sendo mulher, não ter histórico gestacional;
- não apresentar os sintomas por no mínimo 15 dias;
- não ter doenças como hepatite B e C, sífilis, HIV ou doença de chagas;
- apresentar os exames que comprovem o diagnóstico de Covid-19.
Boletim
Atualmente, 28.566 pessoas já se recuperaram da Covid-19 no estado. Entre os 73.104 que contraíram a doença, 1.618 faleceram. Veja os dados completos.
saiba mais