Paraíba estuda protocolo para retomada das aulas presenciais
Não há previsão para retomada das aulas mas a secretaria de educação prepara um protocolo
As as escolas públicas da Paraíba ainda não tem data de retorno das aulas, que foram interrompidas por conta da pandemia do novo coronavirus. No entanto a secretaria de educação do estado já estuda protocolo para retomada das atividades nas escolas estaduais.
De acordo com o secretário Cláudio Furtado não há previsão para o retorno das atividades, mas os dados epidemiológicos estão sendo analisados e a partir dele há um estudo sobre como essas aulas devem ser retomadas.
"Baseado nesses protocolos de saúde está sendo feito o protocolo para a retomada das aulas das redes. Quatro eixos estão sendo estudados para tal. Uma parte de diagnóstico, de preparação para volta. Um eixo que é de biossegurança, ou seja, todas as normas que as escolas devem obedecer para manter condições seguras para uma volta ainda em um momento sem uma vacina, então todos os cuidados necessários com a segurança dos estudantes. Uma parte cognitiva, ligada às questões pedagógicas. Uma parte de sócio-emocional e também gestão de pessoas, porque hoje mais de 4 meses de afastamento é necessário um acompanhamento na parte sócio-emocional dos nossos estudantes, na questão da Saúde também dos nossos professores. Então é uma série de medidas dentro desses quatro eixos que norteará uma possível volta. Lembrando sempre que não existe nenhuma data definida ainda, isso é só um planejamento, uma segurança e a gente sempre está pensando na saúde e na garantia para nossos estudantes e professores", disse.