TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
diretor de hospital

Médico da PB tem foto usada em fake news sobre Covid-19; profissional desmente recomendação

Fernando Chagas foi alvo de uma noticia falsa desmentida pelo 'Projeto Comprova'

Por Redação T5 Publicado em
Comprova post no facebook recomenda receita natural combinada com medicamentos para o combate da covid 19 1594769514502 v2 900x506 fernando chagas comprova
Imagem: Arte/Comprova

A imagem do médico Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, foi utilizada para aconselhar uma receita de “medicina natural” em combate aos sintomas do novo coronavírus. A unidade de saúde gerenciada pelo profissional é considerado referência em João Pessoa para o tratamento da Covid-19.

De acordo com o Projeto Comprova, não há comprovação científica da eficiência de uma receita natural associada a medicamentos para a Covid-19 publicada nas redes sociais. O post investigado usa indevidamente foto de um infectologista que não reconhece o texto como seu.

Conteúdo verificado: Texto publicado pela página “Alertando a Cidade” no Facebook explica a ação do coronavírus em três fases e recomenda o uso de uma receita natural combinada com medicamentos para o combate da covid-19, nos primeiros quatro dias da contaminação do vírus.

Procurado pelo Comprova, Fernando Chagas confirma que a imagem é dele. Na entrevista, Chagas explica que no período da pandemia ele tem dado várias entrevistas para vários órgãos de imprensa para prestar serviço à sociedade sobre o coronavírus.

A imagem do médico surgiu a partir de um depoimento que ele fez na edição do Jornal Nacional, da TV Globo, no dia 13 de maio. A foto foi copiada de uma captura de tela do depoimento e utilizada na publicação enganosa na rede social.

O especialista ressalta que nunca prescreveria online algo “absurdo” como foi colocado na publicação. “Sempre penso as prescrições, elas são feitas individualmente, para cada pessoa. A gente considera a idade, peso, uma série de características. É importante ver o paciente; é importante retornar ao paciente. Você imagina a quantidade de pessoas expostas às ações dos medicamentos e substâncias porque estão lendo isso daí?!”, respondeu indignado.

Sobre as fases do vírus, o infectologista afirma que existem etapas do avanço da doença, porém não é como foi colocado na publicação enganosa. A ideia, segundo o especialista, é entender os sintomas para que seja possível atuar com mais eficiência no uso dos medicamentos.

“É uma forma conceitual a respeito da doença, na verdade, para gente entender alguns momentos que se pode primeiro entender os sintomas, sinais e sintomas da doença; segundo, que em alguns momentos que se pode atuar com algumas fases específicas de medicamentos. É basicamente isso”, conclui.

Saiba mais sobre a investigação do Projeto Comprova.

saiba mais


Relacionadas