TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
brigada sanitária

Ação contra a Covid-19 e Aedes Aegypti inicia nesta segunda-feira no bairro de Mangabeira IV

Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, os profissionais só entrarão nas casas em que haja focos de Aedes Aegypti.

Por Redação T5 Publicado em
AEDES 11 12 2018

Uma ação de combate à Covid-19 e Aedes Aegypti inicia nesta segunda-feira (13), a partir das 8h, no bairro Mangabeira IV, em João Pessoa. Cerca de 80 profissionais da saúde devem participar da 'Brigada Sanitária' com mutirão educativo, de diagnóstico, busca ativa e também de tratamento do novo coronavírus, síndromes gripais, dengue, zika e chikungunya.

Os agentes irão comparecer às residências pelas ruas do bairro para aplicar questionários e verificar a situação de saúde dos moradores. Casos suspeitos de Covid-19 serão encaminhados à USF de referência da região para testagem e focos de Aedes Aegypti serão combatidos com larvicidas.

A Brigada Sanitária terá início pelo bairro de Mangabeira IV, tendo como referência a Unidade de Saúde da Família Nova Esperança, que atende uma população de 14 mil pessoas. A ação deve seguir em direção aos bairros que possuem o maior número de casos de Covid-19 e que tenham menor índice de isolamento social. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, em virtude da pandemia do novo coronavírus, os profissionais só entrarão nas casas em que haja focos de Aedes Aegypti.

Na ação, serão aplicados questionários para identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, ou seja, pessoas que sejam hipertensas, diabéticas, obesas, ou que tenham problemas cardíacos, que são pessoas que, se contaminadas com o coronavírus, têm a propensão de ter maior agravo e evolução da doença. Os agentes de vigilância ambiental, desde que autorizados pelos moradores, entrarão nas casas para buscar possíveis focos do Aedes aegypti, que serão combatidos com aplicação de larvicidas.

Casos suspeitos de Covid-19 – As pessoas que forem identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que tiverem sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar) serão encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.

Leia também:

Live de Safadão e Xand chega a 10 horas de transmissão

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 44 milhões

Denúncia: gato é atingido por tiros no interior da Paraíba

Motorista perde controle da direção e derruba poste na BR-230, em João Pessoa



Relacionadas