Terapia comunitária on-line é oferecida pela UFPB
Para aderir ao projeto, os participantes devem ter acesso a plataformas digitai
Encontros on-line de Terapia Comunitária Integrativa por videoconferência são oferecidos por um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O espaço virtual é voltado para o acolhimento e o compartilhamento de experiências.
O projeto “Terapia Comunitária na Universidade: Tecendo Espaços de Cuidado” tem encontros realizados semanalmente e com a programação divulgada pelo perfil no Instagram dos participantes do projeto.
Para aderir ao projeto, os participantes devem ter acesso a plataformas digitais Jitsi Meet, Zoom e Google Meet.
De acordo com a professora Viviane Holanda, coordenadora do projeto, o objetivo da iniciativa é realizar escuta e fala das emoções e de inquietações de cada ser. Não há restrição para participar das ações do grupo e os encontros on-line são abertos para a comunidade em geral. “O desenvolvimento da Terapia Comunitária segue as etapas de acolhimento, escolha da inquietação, contextualização, problematização e os rituais de agregação e conotação positiva”, explica Viviane.
Segundo a professora da UFPB, a Terapia Comunitária Integrativa é uma prática integrativa e complementar em saúde, incluída em 2017, no Sistema Único de Saúde (SUS), como metodologia de cuidado e promoção da saúde mental.
A iniciativa conta com o apoio do Núcleo Universitário de Bem-Estar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a parceria do Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba (MISC-PB). O grupo busca desenvolver e articular estratégias de promoção e cuidado em saúde para toda a comunidade acadêmica, que abarca estudantes, professores, trabalhadores, técnico-administrativos e a sociedade em geral.
saiba mais